sexta-feira, janeiro 02, 2009

Réveillon...



Por todo o país espetáculos pirotécnicos e musicais.
Enquanto isso, na faixa de Gaza...
Não entendo isso. Nunca existiu um pais palestino.
Nem mesmo na época da criação do Estado de Israel.
Nos mapas árabes toda a área era considerada como parte da Síria, antigo império Persa. Assim como não existiam Jordania.
A luta seria por DIREITO, entao.
Mas a Faixa de Gaza não é palestina.
Não me parece que os palestinos e os israelitas lutem por terras.
Terras disponíveis temos em muitos lugares...
Se a Arábia Saudita ceder uma pequeníssima parcela do seu território pode criar um estado palestino maior que Israel e Gaza juntas.

Uma explicação muito boa seria essa feita por um amigo estudioso:

"se vc estudar a história da região antes da invasão dos judeus acerca de 1500 anos a.C., vai ver que ali habitavam os filisteus, cananeus e outros eus, e toda a região à direita do rio Jordão até o Mediterrâneo era chamada de Canaã.

Nessa época, os israelitas saíram do Egito e se dirigiram àquela região, em busca da Terra Prometida, e após muitas lutas dominaram a região.

Na divisão determinada pela ONU, a faixa de Gaza - Ascalon ficaria com os árabes-palestinos. Entretanto, próximo a Ascalon, há um gargalo que é gerador de problemas. Uma faixa do território judeu divide uma área destinada aos palestinos fronteiriça com o Egito e Mediterrâneo - onde ficam Nageb, ao Sul, Gaza e Ascalon, ao Norte - da área central principal dos palestinos, que cerca toda a área internacionalizada próxima de Belém e Jerusalém.

Algo semelhante, mas invertido, é o gargalo ao Norte, próximo de Nazaret, onde o território palestino divide duas áreas judaicas.

Por aí, vê-se que houve muito otimismo por parte dos representantes da ONU naquela época, ao dividir os territórios judeu em duas áreas não contínuas e o território palestino também em duas áreas não contínuas.

Na implantação do estado de Israel, após a 2ª Guerra Mundial, como era de se esperar, estourou o conflito árabe-judeu que, até hoje, não parece ter solução às vistas. Naquela época, os árabes foram vencidos em 1948, mas a região não foi pacificada.


É... Deixa vir 2009!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

lol,so nice

Anônimo disse...

I think I come to the right place, because for a long time do not see such a good thing the!

Anônimo disse...

fife25800