sexta-feira, maio 05, 2006

Não faz tanto tempo assim...

Eu ainda lembro de quando ia verificar o sitemeter e via la que a média de visitas diárias ficavam em torno de 40 visitas. É bem verdade que eu nunca encontrei motivos pra esse tanto de visitas. Achava uma quantidade absurdamente além da minha expectativa, mesmo sabendo que o blog da minha amiga Lu tem media de 600 visitas dia. Enfim...mas quando dá pro blog não ser visitado nem pela proprietária quem irá visitar, não é mesmo??
Mas isso é um passatempo e eu não quero a obrigação de estar aqui todos os dias. Raramente tenho algo que valha a pena perpetuar.

Enfimmmm....

Há anos conheci o que alguns chamam de Taoísmo, mas que prefiro chamar de "Pensamento Chinês". Não se trata de uma questão de religião, esoterismo, ou algo que o valha. Não! Trata-se de uma filosofia. Ao contrário do que possa parecer, não me converti, nem vi a Luz de uma hora para outra. Não é nada disso. Infelizmente o símbolo (o Tão, Yin e Yang) está muito vulgarizado como marca de produtos ou usado por pessoas que sequer conhecem a idéia quanto mais o significado filosófico ou a origem da coisa (algo em torno de 2000 anos AC).
Parte do princípio de que tudo no Universo se baseia no equilíbrio das coisas. Para que isso ocorra, é necessário que existam sempre duas polaridades, duas coisas (aparentemente) antagônicas (pois se completam) para que se faça o equilíbrio e por conseqüência, o TODO. É aquela velha história: Luz/escuridão, belo/feio, amor/ódio, razão/intuição, masculino/feminino, cooperativo/competitivo, enfim. Essas duas polaridades são representadas um pelo Yin e outro pelo Yang.
A nossa visão ocidental (fragmentada) nos leva a indagar: mas qual dos dois é o melhor? O Yin ou o Yang? A visão oriental, holística, diz: "o bom (ou melhor) é o equilíbrio entre os dois, o mal (ou pior) é o desequilíbrio entre os dois".
Ao contrário do que possa parecer, não é uma postura do tipo "ficar em cima do muro". Não! Mas é estar em cima do muro também e ao mesmo tempo radicalizar. A grande questão é saber dosar os dois extremos.

Um comentário:

Anônimo disse...

chique! Taoismo é?? Olha o Candomblé também é assim, mas como não é chique ninguém fala, ninguém vê....