terça-feira, agosto 04, 2009

Da série: os sete pecados capitais



A INVEJA!!!

Os deuses do Olimpo desprezam a Inveja e hoje ela é o pecado capital que ate mesmo os pecadores se sentem mal em mencionar. Falar sobre a Gula e a luxúria, tudo bem, mas sobre a inveja parece refletir uma falha humana que incomoda demais.

O pecado da inveja é muitas vezes confundido com o ciumes, mas o ciúme é só o medo de perder um ser amado para outro. A inveja é diferente: Voce tem uma coisa que eu nao tenho e eu te odeio por isso. Pode ser uma coisa material, pode ser uma posiçao, um conhecimento, qualquer coisa. E o que a inveja nao pode possuir ela destrói.

A inveja faz História. Em Viena, na Äustria, no mesmo período em que viveu Mozart, vivia Antonio Salieri, um grande compositor. Ele foi celebrado, admirado e ate mesmo, invejado. Segundo esse site Salieri foi o "Compositor Oficial da Corte de José II, Arquiduque da Áustria. Sua música foi bastante conhecida na sua época. Mas esse homem talentoso invejava um homem genial chamado Mozart. As lendas a respeito do seu relacionamento com Wolfgang Amadeus Mozart, com quem conviveu em Viena até a morte deste, foram criadas pela peça de teatro de Peter Shaffer, adaptada para o cinema, sob direção de Milos Forman, com o título Amadeus. O filme, vencedor de oito Óscares, em 1984, retrata um Salieri invejoso do génio de Mozart e medíocre musicalmente".

Se voce for dominado pela inveja e ela tem um poder devastador ela terá poderes sobre os seus sentimentos e suas atitudes. Ela vai fazer com que voce queira o fim do outro. Quando Mozart morreu correu boatos de que ele tinha sido envenenado por Salieri. Veja só! Historiadores nao aceitam essa ideia, mas essa historia continua sendo contada.

Mas a inveja atormenta a humanidade desde Adão e Eva. Desde a serpente que tenta fazer com que Adão queira uma coisa que Deus tinha e ele nao tinha, a imortalidade. A bíblia ta cheia de insinuaçoes a crises de inveja entre Caim e Abel. Esaú e Jacob é uma historia de inveja, Ismael inveja Isaac, enfim.

A inveja demorou a fazer parte dos pecados capitais. Foi Gregorio, o Grande, que se tornou papa, que inseriu a inveja entre os pecados capitais. Gregorio escreveu: "da inveja nasce o rancor, a alegria com a má sorte pelo próximo e o pesar pela sua prosperidade". Foi Gregorio quem excluiu o pecado da Tristeza e incluiu o da Inveja em seu lugar (reza a lenda que so poderiam ser sete o numero de pecados capitais).

Muitos artistas tentaram descrever como seria a inveja. Nenhum, ao meu ver, cnsguiu melhor que Dante Alighieri. No purgatorio (Divina Comédia ) de Dante os espiritos invejosos vagueiam pela terra árida com os olhos costurados com fios de arame...credo! Isso porque o pecado é mais comumente cometido através dos olhos.

Em algumas culturas a inveja e considerada uma expressão natural e inevitavel que as pessoas bem sucedidas tem que enfrentar. Os gregos não consideravam a inveja um pecado e sim, uma tática política. Mas isso eu teria que explicar a origem do ostracismo. Mas eles escreviam nomes de pessoas em cacos de cerâmica pra que aquela pessoa, de acordo com o numero de nomes encontrados nas cerâmicas, fosse expulsa, eram mandadas ao ostracismo.

São tantas as historias..nossa!!

O fato é que na inveja ficamos presos a uma imagem de que nós mesmos como incapazes, incompetentes e tendemos a projetar nossas aspiraçoes, nos outros..e ficamos a pensar: "Ah se eu tvesse isso..se eu fosse assim..." Se sentem sempre inadequados, incapazes. Nada nunca é bom o suficiente. Tudo só acontece com eles. Eles destroem todas as coisas boas que acontecem a eles.

Por que é tao dificil entender que podemos aprender com o outro. Ou talvez eu nao precise fazer aquilo, pois alguem ja fez e eu posso desfrutar dos resultados.

No Judaísmo a inveja nao é pecado. pode ate ser um estímulo para algo bom. depende de qual tipo de inveja. A inveja dos eruditos aumenta a sabedoria. porque se vc sabe mais que eu, e eu quero saber mais que voce, eu vou estudar mais. A inveja para o Judeu so se torna um pecado quando eu quero tirar de voce aquilo que voce tem.

Abra qualquer livro de contos de fadas. Branca de neve e os sete anoes descreve a inveja como o centro da historia..A rainha sempre pergunta ao espelho magico quem é a mais bela de todas. E o espelho diz que é ela ate que a Branca de neve se torna a mais bela. Ja em Cinderela só por ser boa ela causa inveja nas irmãs. Em todas essas historias tem um personagem que tem a indole boa e é levada pela inveja e pelo ressentimento das outras.

Ao invés de melhorar a si mesmo voce busca destruir o outro.

Assunto chato, esse....Melhor falar sobre a Luxúria, mesmo ha ha ha ha

Um comentário:

Gracie disse...

minha nossa nunca mais vou dizer que tô com inveja de voce florzinha! kkk e tem razão luxúria é muitoooooo melhor!
bjsss