sábado, julho 11, 2009

Porque as pessoas se tornam mais agressivas no ambiente digital?



Ao longo dos anos venho observando como as pessoas lidam com computadores e não conseguem sentir a presença do outro individuo através da telinha. Me refiro a fóruns de discusão ou qualquer ambiente virtual que se proponha a discutir sobre assuntos específicos.

Costumo dizer que essas pessoas não desenvolveram a sensibilidade teclativa.

Nestes casos, essas pessoas agem como se estivessem interagindo realmente com um computador ignorando a existência de seres humanos e os sentimentos do interlocutor.Isso quando enviam uma mensagem!!

Quando recebem uma mensagem mudam de atitude e tratam esta em tom pessoal, sentindo neste momento que aquilo que está escrito esta em tom pessoal.

É aqui que a confusão começa.

Na internet, as mensagens por fórum ou e-mail são muito frias (sem expressão) por mais que tentemos amenizá-las com uso de onomatopéias. É muito fácil, a falta de sensibilidade entre os participantes gerar algum atrito ou desconforto, mesmo entre pessoas próximas.

Lembro de uma amiga que me enviou um e-mail e após eu responder me ligou perguntando se eu estava zangada com ela. Estranhei a pergunta e questionei o porque ela pensava que eu estivesse zangada. E ela disse: "Achei o seu e-mail muito seco".

Tive de explicar que era difícil responder um e-mail atencioso naquele momento de correria e sobrecarga de atividades. Que minha intenção tinha sido não deixá-la sem resposta.

A maioria dos desentendimentos em meios digitais tem sua origem nos erros de interpretação nas mensagens ou por respostas formuladas erroneamente.

Como contribuir para um ambiente melhor?

É muito difícil uma lista de discussão pública (pública sim, pois qualquer pessoa pode ter acesso ao espaço) sem moderação, ou com moderação parcial, e quando falo parcial me refiro a Parcialidade conseguir um ambiente pacífico e acolhedor.

Parcialidade é pensar tomando um partido, uma direção. A imparcialidade é pensar com justiça com retidão.

Existem basicamente dois grupos de pessoas que participam de listas de discussão ou fóruns cujas atitudes podem levar a um stress no grupo. Veja se voce se encaixa em algum dos tipos e fique atento para suas possíveis falhas.

Grupo 1 - Intolerante, preconceituoso.
Este é o mais comum e todos nós possuímos um certo grau de intolerância e preconceito.

Grupo 2 - Onipotente, convicto.
Este é outro problema muito comum principalmente em listas de discussão e fóruns.
O convicto sempre acredita que está certo e escreve mensagens como se fosse o dono da verdade. Ele não supõe e sim afirma. Julgando e condenando tudo e todos que são contrários a sua percepção.

Aqui também todas as pessoas possuem um certo grau de convicção que precisa ser observado com cautela.

Este é o inverso do propósito de uma lista de discussão.

Imagine se inscrever em um ambiente para debater sem aceitar e respeitar opiniões alheias.

Se você é uma pessoa convicta procure substituir afirmação por suposição.
Neste caso não garanta ou tenha certeza, use sempre expressões do tipo: Me parece que...Tenho a impressão... Acredito que... Pode ser....Conheço um forense que é especialista nesse tipo de postura.

Evite as expressões: Tenho certeza...Te garanto...É assim...
Observe que para um debate fluir e existir a troca de opiniões, não pode existir imposição, mesmo em problemas ou procedimentos de caráter técnicos.

Ah, existe um terceiro grupo: Daqueles que querem tudo na mão. Não se dão ao trabalho de tentar aprender nada. Mas esse tipo de participante, em geral, acaba sendo excluído do grupo de forma natural.

Nenhum comentário: