segunda-feira, junho 06, 2005

Feng Shui

Enquanto não me mudo para Israel, vou procurando novos campos de atuação dentro da arquitetura.
Vejo que cada vez mais os arquitetos se interessam pelo assunto e os clientes pedem projetos com feng shui incorporado. Sei que grande parte desses clientes nem sabem a diferença entre feng-shui e o Chop-shui, e muitos dos escritorios de arquitetura que estão se vendendo oferecendo projetos baseados na arte milenar chinesa também nao sabem o que estão fazendo.
Mas, considerando que eu nao sou um Gaudi e sendo assim não posso gastar o dinheiro da minha família construindo meus próprios prédios e sendo feliz ( e quem sabe até mesmo genial), vou ter que ouvir o cliente e arrumar uma maneira de conviver com a diferença de crenças dele. E pior, vou ter que aprender algumas coisinhas disso.
Onde encontrar as primeiras informações sobre o assunto? Claro que na internet. Comecei minha busca. Olha so um pedacinho do texto que eu achei e que explica direitinho :
O FENGUEXUI - Sydney Afonso.
O Fenguexui é uma técnica milenar que já existe há muitos anos. Nasceu na China, cresceu no Japão, estudou em Hong Kong e veio fazer fortuna no Brasil.
A palavra Fenguexui vem de "Feng", que em Chinês significa "Tramb", e de "Xui" que, em Japonês significa "Ique". A junção das duas palavras é a melhor definição desta filosofia.
É praticado por velhos sábios chineses e jovens picaretas brasileiros.

Melhor eu procurar saber mais sobre Urbanismo mesmo....

Um comentário:

Anônimo disse...

feng shui pronuncia-sefon suei.
ttem mesmo muito picareta na história, mas seria muito materialista achar que nada está certo, aliás a maioria dos conceitos são corretos. O mal é o entendimento chinês, pois se pode fazer o mesmo com conhecimentos ocidentais.
Alguns dos preceitos do feng shui são de muito fácil entendimento e quase todas as culturas aceitam como certo.
sei lá o que mais, tantas coisas.