quinta-feira, setembro 21, 2006

Quanta falta de humor....

Gosto do humor voltado para a inteligência do interlocutor. Detesto o humor que rebaixa o outro, que não respeita a sua inteligência, que presume da sua debilidade intelectual. O humor crítico, como o do Woody Allen em seus bons tempos, é bem interessante. Até porque começa com uma auto-crítica.
Pastelão já não gosto.

Uma vez, nao sei bem onde, eu li uma historinha. Era uma história perfeita, e como era perfeita, parecia não ter lugar no nosso mundo- achei uma gracinha.
Existem histórias, que de tão perfeitas não chegam a ter um fim. São para sempre. para serem contadas. São histórias encantadas. Ousei fazer algumas adaptações seguindo o mesmo estilo:

Ela não queria... Ele também não...Ela se chegou. Ele se esquivou. Ela não perguntou. Ele foi escutando. Ela não disse não. Nem sim. Ele foi ficando. Ela foi deixando. Ele não queria. Ela também não queria. Mas também tanto fazia. Ela estava longe. Ele estava ao lado. Ela estava amando. Ele acostumando. Ele contemplava admirado. Ela não se admirava. Ele se inquietava. Ela acalmava. O coração dela batia forte. Ele começou a ouvir. Seu Coração já não era surdo....

Acho que vou começar a fazer uma listinha de coisas que eu queria:
1.Queria saber escrever poesias. Eu ia tentar expressar coisas que eu não consigo compreender...E são tantas coisas que fogem a minha compreensão!!!
2. Eu queria também um manual que me ensinasse a sobreviver!
3. Queria que as palavras não saissem fugindo da minha boca e que eu não tivesse preguiça de sair correndo atrás delas.

Vou continuar depois...

terça-feira, setembro 19, 2006

Teoria do Retorno de Nietzsche

Essa teoria é muito complexa e sempre me senti intrigada com ela.
Eu sou meio cismada com Nietzsche. Um cara que o nome dele ja começa com "não" ...
Não sei nem se o que eu entendi sobre essa teoria do eterno retorno tem algo com o que ele quis dizer. Me parece meio filosofia oriental e por causa disso eu me interessei por ela. Se eu entendi, ele diz que devemos viver o momento completamente, em todos os sentidos, e que a vida é uma roda, voltando sempre. Pois é, os budistas, e até os hindus, já diziam isso a séculos. O que ele fez foi so complicar um tiquinho, ne?
Ele rompe com essa coisa cartesiana, linear com relação ao Tempo. Aquela coisa do princípio, meio e fim. Pra ele a vida é uma roda. Cíclico. Onde não existe um final. O momento é eterno. Eu gosto disso. Da eternidade de um momento. De viver cada momento e na experiência vivida em cada um desses momentos, nos libertarmos. São os ciclos da vida.
Por que nos parece tão ameaçador ser simples, viver a vida, sem amarras? O ser humano é um bicho muito burro! Tem medo de viver. Tem medo de amar. Se prende a correntes invisíveis....

We don't need no education
We don't need no thought control
No dark sarcasm in the classroom
Teachers leave the kids alone
hey teacher leave us kids alone

All in all it's just another brick in the wall
All in all you're just another brick in the wall


(Another Brick in the Wall - PinkFloyd)