segunda-feira, maio 29, 2006

Vale a pena ler de novo

Como eu não vou ter tempo de escrever nada que seja mais interessante que essa fotografia desses dois lindos cães, resolvi repetir um post de Outubro passado. Sobre a minha coleção de canetinhas de pobre.

Desde pequena que eu tenho mania de colecionar coisas. Muitas dessas coleções ja foram doadas. Minhas coleções sempre foram de coisas inusitadas.
Coleção de Montblanc qualquer um tem. Monte de canetas cravejadas de rubis, com nomes dificeis de serem pronunciados é de uma vulgaridade só! É lugar comum... Todo ano, em algum lugar do mundo tem uma exposição dessas.
Olha so as características dessa aqui: "O modelo Imperiale XU77 foi construída com corpo de titãnio cravejado com 830 fragmentos de esmeraldas emolduradas por pó de diamantes. A pena é de ouro 24 K. Só existem 5 exemplares em todo o mundo e tres deles em poder do Sultão de Brunei." Preço: 150 mil dólares!!!!
Eu olho pra foto de um monstrengo desses e me pergunto, com toda a sinceridade: será que isso funciona???
Nunca usei uma dessas. O sultão nunca me emprestou...nem tenho vontade. Elas não devem dar prazer em escrever. Nem em exibir. Quanto mais caras mais feias.
Minha coleção é de canetas com valor abaixo de R$ 15,00... A cada segundo uma canetinha dessas vagabundas entra no mercado. vendidas em papelarias, distribuídas por políticos que nem se elegeram....brinde de lojas que ja ate faliram...
Acho que só eu no mundo que coleciono caneta de pobre!
E tudo começou com uma esferográfica vermelhinha...Um dia vou construir um museu de tijolinhos: "Museu Prizinha de Canetas Baratas".
O projeto do Museu?? Ah, será eminentemente de estetica POP e inclui um centro temático de diversões que terá boa parte da renda revertida na ampliação do acervo.

sexta-feira, maio 12, 2006

Tive companhia ontem a noite....

Já ando cansada de dormir sozinha.
Acho que uma borboletinha que estava passando por aqui percebeu isso e resolveu me visitar. Preta e branca. Ficou pra dormir comigo. Fiquei com receio de ligar o ar condicionado e com isso perturbar sua presença. Mas quando desliguei pela manhã vi que ela ainda estava lá. No mesmo lugar, e o mais engraçado é que ela so começou a se mexer depois que eu comecei a querer levantar.
Antes de sair do quarto para tomar café da manhã, abri a porta da varanda para que minha amiguinha pudesse voltar para suas flores quando bem entendesse. Quando eu voltei pro quarto ela ja tinha saído...

segunda-feira, maio 08, 2006

Dilema

Não sei se me irrita mais, se uma pessoa muito espalhafatosa e agitada, ou uma pessoa que reage a tudo com a mesma calma imperturbável...

Senhor, dai-me paciência pra aturar isso.
Eu não peço pra me dar forças, porque se me der, eu BATO ATÉ MATAR!

Onde vivemos?

Vivemos na cabeça das outras pessoas. Legal essa forma de interpretar a nossa existência, não é?
Se eu desaparecer com todas as pessoas, minha vida deixa de ter sentido. Será que criamos filhos para legitimar a nossa existência? Para que alguém lembre da gente?
Somos obrigados o tempo todo a sermos inesquecíveis.
Acho que a Fernanda me esqueceu....

"Guardar...guardar...guardar...
Guardar uma coisa não é escondê-la ou trancá-la
Em cofre não se guarda nada
Em cofre perde-se a coisa à vista
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la
Mirá-la por admirá-la
Isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado
Estar acordado por ela
Estar por ela
Ou ser por ela."
(Antônio Cícero)

sexta-feira, maio 05, 2006

Não faz tanto tempo assim...

Eu ainda lembro de quando ia verificar o sitemeter e via la que a média de visitas diárias ficavam em torno de 40 visitas. É bem verdade que eu nunca encontrei motivos pra esse tanto de visitas. Achava uma quantidade absurdamente além da minha expectativa, mesmo sabendo que o blog da minha amiga Lu tem media de 600 visitas dia. Enfim...mas quando dá pro blog não ser visitado nem pela proprietária quem irá visitar, não é mesmo??
Mas isso é um passatempo e eu não quero a obrigação de estar aqui todos os dias. Raramente tenho algo que valha a pena perpetuar.

Enfimmmm....

Há anos conheci o que alguns chamam de Taoísmo, mas que prefiro chamar de "Pensamento Chinês". Não se trata de uma questão de religião, esoterismo, ou algo que o valha. Não! Trata-se de uma filosofia. Ao contrário do que possa parecer, não me converti, nem vi a Luz de uma hora para outra. Não é nada disso. Infelizmente o símbolo (o Tão, Yin e Yang) está muito vulgarizado como marca de produtos ou usado por pessoas que sequer conhecem a idéia quanto mais o significado filosófico ou a origem da coisa (algo em torno de 2000 anos AC).
Parte do princípio de que tudo no Universo se baseia no equilíbrio das coisas. Para que isso ocorra, é necessário que existam sempre duas polaridades, duas coisas (aparentemente) antagônicas (pois se completam) para que se faça o equilíbrio e por conseqüência, o TODO. É aquela velha história: Luz/escuridão, belo/feio, amor/ódio, razão/intuição, masculino/feminino, cooperativo/competitivo, enfim. Essas duas polaridades são representadas um pelo Yin e outro pelo Yang.
A nossa visão ocidental (fragmentada) nos leva a indagar: mas qual dos dois é o melhor? O Yin ou o Yang? A visão oriental, holística, diz: "o bom (ou melhor) é o equilíbrio entre os dois, o mal (ou pior) é o desequilíbrio entre os dois".
Ao contrário do que possa parecer, não é uma postura do tipo "ficar em cima do muro". Não! Mas é estar em cima do muro também e ao mesmo tempo radicalizar. A grande questão é saber dosar os dois extremos.