quarta-feira, junho 08, 2005

Oscar Niemeyer

Aos 97 anos e ainda na ativa. Ô sonho!
É bem verdade que Niemeyer fez apenas uns 10 projetos na carreira e depois foi misturando um com o outro.
Se fosse a Prof. Juliana qualificando a produção Niemeyer ela certamente diria que se trata de uma arquitetura historicista. Um "revival" que nunca foi embora. Algo como o neo-colonial ,mas não chega a ser nem neo-modernismo porque restringe-se ao próprio estilo. Mas se a pessoa está satisfeita com o que faz e gosta do resultado o resto não importa...Ele achou a praia dele. Vai mudar agora por que não é mesmo? E mais: Eu acho bonito!
Achei as imagens na internet, mas não consigo inseri-las aqui.

segunda-feira, junho 06, 2005

Feng Shui

Enquanto não me mudo para Israel, vou procurando novos campos de atuação dentro da arquitetura.
Vejo que cada vez mais os arquitetos se interessam pelo assunto e os clientes pedem projetos com feng shui incorporado. Sei que grande parte desses clientes nem sabem a diferença entre feng-shui e o Chop-shui, e muitos dos escritorios de arquitetura que estão se vendendo oferecendo projetos baseados na arte milenar chinesa também nao sabem o que estão fazendo.
Mas, considerando que eu nao sou um Gaudi e sendo assim não posso gastar o dinheiro da minha família construindo meus próprios prédios e sendo feliz ( e quem sabe até mesmo genial), vou ter que ouvir o cliente e arrumar uma maneira de conviver com a diferença de crenças dele. E pior, vou ter que aprender algumas coisinhas disso.
Onde encontrar as primeiras informações sobre o assunto? Claro que na internet. Comecei minha busca. Olha so um pedacinho do texto que eu achei e que explica direitinho :
O FENGUEXUI - Sydney Afonso.
O Fenguexui é uma técnica milenar que já existe há muitos anos. Nasceu na China, cresceu no Japão, estudou em Hong Kong e veio fazer fortuna no Brasil.
A palavra Fenguexui vem de "Feng", que em Chinês significa "Tramb", e de "Xui" que, em Japonês significa "Ique". A junção das duas palavras é a melhor definição desta filosofia.
É praticado por velhos sábios chineses e jovens picaretas brasileiros.

Melhor eu procurar saber mais sobre Urbanismo mesmo....

Estou pensando em me mudar pra Israel...Voce sabe o que é Israel?

Eis aqui um resumo das realizações que talvez você não esteja a par:

Israel, o 100º menor país do mundo, com menos de 0,001% da população mundial, pode reivindicar a si o seguinte:

O telefone celular foi desenvolvido em Israel, por Israelenses trabalhando na filial israelense da Motorola, que possui seu maior centro de desenvolvimento em Israel.

A maior parte do sistema operacional do Windows NT e XP foi desenvolvido pela Microsoft-Israel.

A tecnologia do chip do Pentium MMX foi projetado na Intel em Israel.

O microprocessador Pentium 4 e o processador Centrino foram totalmente projetados, desenvolvidos e produzidos em Israel.

O microprocessador Pentium do seu computador foi, muito provavelmente, produzido em Israel.

A tecnologia da "caixa postal" foi desenvolvida em Israel.

A Microsoft e a Cisco construíram suas únicas unidades de pesquisa e desenvolvimento fora dos EUA em Israel.

A tecnologia para o Instant Messenger ICQ da AOL foi desenvolvido em1996 por dois jovens israelenses.

Israel possui a 4ª maior força aérea do mundo (atrás dos EUA, Russia e China).
Além da grande variedade de aeronaves, Israel possui um arsenal aéreo de mais de 250 F-16. Esta é a maior frota de F-16 fora dos EUA.

A economia de 100 bilhões de dólares de Israel é superior ao da soma de seus vizinhos.

Israel possui a maior porcentagem mundial per capita de computadores em residências. De acordo com dados industriaisIsrael projetou asegurança de vôo da indústria aérea mais impenetrável. Oficiais norte americanos estão em contato com Israel para se aconselharem sobre como controlar ameaças à segurança de vôo.

Israel possui a maior proporção do mundo de títulos universitários emsua população.

Israel produz mais artigos científicos per capita que qualqueroutra nação por uma larga margem de diferença: 109 artigos/10.000 habitantes - bem como detém um dos maiores índices de patentes.

Proporcionalmente à sua população, Israel possui o maior número de abertura de empresas. Em termos absolutos, Israel também possui mais companhias que qualquer outro país, exceto os Estados Unidos (3500 companhias, a maioria de alta tecnologia).

Com mais de 3000 companhias de alta tecnologia, Israel possui a maior concentração de companhias deste tipo no mundo, com exceção do Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Fora os Estados Unidos e o Canadá, Israel possui o maior número de empresas no NASDAQ.

Israel tem o maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Oriente

A renda per capita em 2000 ultrapassou US$17.500, superando a Grã Bretanha.

Em uma base per capita, Israel possui o maior número de de abertura de empresas de biotecnologia.

24% da força de trabalho em Israel, possui nível superior, o 3º do mundo industrializado, atrá dos Estados Unidos e Holanda 12% possuem nível Israel é a única democracia liberal no Oriente Médio.

Em 1984 e 1991, Israel transportou um total de 22.000 judeus etíopes em situação de risco para a segurança em Israel.

Quando Golda Meir foi eleita Primeiro Ministro de Israel em 1969, tornou-se a 2ª líder feminina do mundo moderno.

Quando a embaixada dos Estados Unidos em Nairóbi, no Quênia, foi bombardeada em 1998, os grupos de resgate israelenses chegaram no mesmo dia e salvaram 3 vítimas dos escombros.

Israel possui a 3ª taxa de empresariado e a maior taxa entre mulheres e entre pessoas com mais de 55 anos.

Absorve imigrantes no mundo. Os imigrantes chegam em busca de democracia, liberdade religiosa e oportunidades econômicas.

Israel foi o primeiro país a adotar o processo Kimberly, utratado que certifica que diamantes são "livres de conflito".

Israel é o 2º no mundo em lançamento de livros/ pessoa.
Israel é o único país do mundo que entrou no século XXI com o maior índice de plantio de árvores, mais marcante ainda por te sido alcançado em áreas consideradas desérticas em sua maioria.

Israel possui mais museus per capita que qualquer outro país.

Medicina: cientistas israelenses desenvolveram o primeiro aparelho para diagnóstico de câncer de mama totalmente computarizado e não radioativo. Também o tratamento é um dos mais adiantados,a cada dia em desenvolvimento.

Uma companhia israelense desenvolveu um sistema computarizado para garantir a aplicação indicada de medicamentos, e conseqüentemente, evitando erro humano no tratamento médico. Nos Estados Unidos, 7000 pacientes internados morrem em conseqüência de erros durante o tratamento.

A empresa israelense Givun Imaging desenvolveu uma câmara de vídeo ingerível, do tamanho de um comprimido, usada para diagnosticar câncer e doenças do intestino delgado.

Pesquisadores em Israel desenvolveram um novo aparelho que ajuda o a bombear sangue, uma inovação com potencial para salvar vidas entre pessoas com problemas cardíacos. O novo aparelho, sincronizado a uma câmera, ajuda nos diagnósticos e em cirurgias, atravésde um sofisticado sistema de sensores.

Israel é líder em número de cientistas e técnicos, com 145/10.000. Nos Estados Unidos, essa relação é de 85/10.000, no Japão 70/10.000 e menos de 60 na Alemanha. Com mais de25% de sua força de trabalho empregada em profissões técnicas.

Um novo tratamento para acne foi desenvolvido em Israel, o aparelho ClearLight violeta, raios azuis de onda curta que causam a auto-destruição da bactéria da acne - tudo sem causar danos à pele ou ao tecido ao redor. desenvolver e instalar uma geradora de eletricidade movida a energia solar em larga escala no deserto de Mojave, ao sul da Califórnia.

Tudo isso acima, enquanto enfrentava guerras com um inimigo implacável, que procura sua destruição, e uma economia continuamente sob tensão por ter que gastar mais para suaproteção do que qualquer outro país no mundo.

quarta-feira, junho 01, 2005

Nascer assim tão bonito deve abrir todas as portas...

...E segundo meu amigo André, pernas também e tudo mais o que tiver que ser aberto...(Mas eu leio cada coisa), mas olhe so que excentricidade:

"Londres, 27 mai (EFE).- O ator Brad Pitt deixou de lado temporariamente o cinema para cumprir um de seus sonhos: participar de um grande projeto arquitetônico junto a um de seus arquitetos mais admirados, o canadense Frank Gehry.O artista americano, de 41 anos, trabalhará com o prestigioso criador do museu Guggenheim de Bilbao em um ambicioso projeto nas cidades costeiras de Brighton e Hove (sul da Inglaterra), segundo publica hoje, sexta-feira, o diário britânico The Guardian.
Pitt, que esteve recebendo aulas de desenho por computador, se encarregará de idealizar um restaurante e uma cobertura que fazem parte do ambicioso projeto de mais ou menos 300 milhões de euros, e que reformará o elegante passeio marítimo que une Brighton a sua cidade vizinha."

"Conversa de MSN"

"- Ei!! Vi que voce voltou a escrever no seu blog. Fico feliz! Eu também to querendo voltar a postar.
- É. Voltei e pretendo fazer uma postagem por semana. No máximo duas.
- Pois é, eu tô voltando, mas não sei com que frequência vou escrever!
- Uma por mês ta bom!"

Pode isso??????? E ele diz que isso foi pra me estimular a escrever......